PARIS, 29 de out de 2020 às 08:58
O prefeito da Congregação para o Culto Divino, Cardeal Robert Sarah, condenou o atentado terrorista à Basílica de Notre Dame de Nice (França) ocorrido na manhã de 29 de outubro e que deixou pelo menos três mortos.
O Cardeal Sarah assinalou que “o islamismo é um fanatismo monstruoso que deve ser combatido com força e determinação” e acrescentou que “não vai parar a sua guerra”.
Além disso, o purpurado da Guiné indicou que "infelizmente os africanos sabem disso muito bem" porque "os bárbaros são sempre inimigos da paz".
“O Ocidente, agora a França, deve entender isso. Rezemos”, destacou o Cardeal Robert Sarah em sua conta oficial no Twitter.
L’islamisme est un fanatisme monstrueux qui doit être combattu avec force et détermination. Il n’arrêtera pas sa guerre. Nous africains le savons hélas trop bien. Les barbares sont toujours les ennemis de la paix. L’Occident, aujourd’hui la France, doit le comprendre. Prions. +RS
— Cardinal R. Sarah (@Card_R_Sarah) October 29, 2020
O ataque à Basílica de Nossa Senhora de Nice, na França, ocorreu às 9h (horário local). O prefeito de Nice, Christian Estrosi, disse que o agressor, armado com uma faca, foi preso pela polícia municipal e escreveu no Twitter que "tudo indica que (ocorreu) um atentado terrorista na Basílica de Notre Dame de Nice".
Je suis sur place avec la @PoliceNat06 et la @pmdenice qui a interpellé l’auteur de l’attaque. Je confirme que tout laisse supposer à un attentat terroriste au sein de la basilique Notre-Dame de #Nice06. pic.twitter.com/VmpDqRwzB1
— Christian Estrosi (@cestrosi) October 29, 2020
De acordo com as primeiras notícias da imprensa, o assassino decapitou pelo menos uma de suas vítimas: duas mulheres idosas e o sacristão do templo.
Depois, o prefeito de Nice declarou que esta cidade havia sido atingida novamente pelo "Islamofascismo" e informou que o agressor entrou na igreja e gritou "Alá Akbar", ou seja, "Alá é grande" antes do ataque, algo que como ele afirma, “não deixa dúvidas quanto às motivações do ato”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
#Nice06 est une nouvelle fois touchée dans son coeur par l'islamofascisme que je ne cesse de dénoncer.
— Christian Estrosi (@cestrosi) October 29, 2020
J'adresse tout mon soutien et toute ma compassion aux familles des victimes de ce barbare.
Je veux remercier les forces de l'ordre mobilisées et particulièrement la @PMdeNice pic.twitter.com/zgm4UPi1sR
Estrosi também garantiu que não é hora de se render ao "islamofascismo" e pediu o fechamento de todas as igrejas em Nice hoje para garantir a segurança.
Por sua vez, o presidente da Conferência Episcopal Francesa, Dom De Moulins-Baufort, Arcebispo de Reims, garantiu por meio de sua conta no Twitter que reza "pelos fiéis de Nice e por Dom Marceau, seu bispo" e os encorajou a "resistir a esta provação e apoiar aqueles que são provados em sua carne".
Drame à Nice. Ma prière pour les victimes et leurs proches. Dimanche, pour la Toussaint, nous entendrons le Seigneur : Heureux les artisans de paix, ils seront appelés fils de Dieu. Heureux si l'on vous persecute à cause de moi. Car votre récompense sera grande dans les cieux.
— Mgr de Moulins-Beaufort (@Mgr_EMB) October 29, 2020
Confira também:
Último Minuto: Ataque em catedral da França deixa três mortos https://t.co/G8nxWm8ikq
— ACI Digital (@acidigital) October 29, 2020